sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Ambientes de Aprendizagem na Web

A tecnologia educacional deve ser vista como uma ferramenta de auxílio à aprendizagem, e não como um recurso isolado, com fim em si mesmo. O valor de qualquer ferramenta não depende somente de suas qualidades, mas principalmente do uso que será dado a ela. Maddux (1997) identifica alguns requisitos para que uma ferramenta tenha valor. Primeiramente, ela deve ser utilizada em tarefas importantes. Em segundo, deve-se utilizar a ferramenta para resolver os problemas para os quais ela foi projetada e, por fim, seu custo não pode ser desproporcional em relação aos custos dos problemas que ela se propõe a resolver.
Cohen e Spenciner (1993, in Maddux, 1997) chamam a atenção para o fato de a maioria dos primeiros produtos de software educacional desenvolvidos não ser nada mais do que livros eletrônicos, sem aproveitar as vantagens que o computador poderia oferecer em comparação com os materiais tradicionais. Qual seria o objetivo da utilização de um software desse tipo? Apenas estar utilizando uma nova tecnologia? Nesse caso não estaríamos reocupados em utilizar o computador como uma ferramenta de valor, e sim, em inserir tecnologia no ambiente de ensino, sem qualquer compromisso com a qualidade deste ensino. Podemos concluir, então, que o software educacional deve estar inserido num contexto educacional e que o ensino/aprendizagem deve ser realizado num ambiente de aprendizagem. (Clunie, 2000) define ambiente de aprendizagem como “um cenário de trabalho onde o indivíduo interage com meios como ferramentas e recursos materiais e/ou computacionais, em situações que propiciem a descoberta e a construção do conhecimento, fundamentadas em uma teoria de aprendizagem e estratégias de trabalho, que orientem o desenvolvimento das distintas atividades”.

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